O Que é a FIPE?

FIPE significa Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Sem fins lucrativos, a FIPE é uma organização de direito privado fundada em 1973. Tem como objetivo apoiar ao departamento de economia analisando os fenômenos econômicos e sociais com base na teoria e metodologia da economia contribuindo para uma série de variáveis econômicas.

A FIPE é uma instituição com independência, credibilidade e competência.

O que é a tabela FIPE?

Após pesquisas de mercado, a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) disponibiliza mensalmente a tabela FIPE que contém informações com os preços médios de veículos no mercado nacional, ou seja, a tabela FIPE informa todo mês o andamento dos preços no mercado de veículos.

Os preços da tabela FIPE variam em função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que influencie nas condições de oferta e procura por um veículo específico. Os valores da tabela FIPE são expressos em R$ (reais) do mês e ano de referência do automóvel.

A tabela FIPE é de extrema importância para base de cálculo na cobrança do IPVA, servindo também como referência para muitas outras coisas.

A influência da tabela FIPE na indenização do seguro do automóvel

Não é o mês em que o seguro do automóvel foi contratado que influencia no pagamento da indenização. A indenização está sujeita a valorização ou desvalorização conforme o valor de mercado do veículo, sendo esta paga com referência no valor médio da tabela FIPE, atualizada no mês de pagamento da indenização

Tabela usada no seguro

A escolha da proposta de seguro não deve ser determinada apenas em função do preço e das condições de pagamento. É importante conhecer a seguradora e o corretor de seguros. No país, existem muitas companhias seguradoras e todas elas com intermediação obrigatória de corretores de seguro, de acordo com a legislação brasileira.

As maiorias das seguradoras do País utilizam a tabela FIPE como referência. Na apólice do seguro do automóvel encontra-se a tabela de referência usada pela seguradora para pagamento em caso de perda total.

Na tabela FIPE, há diversos meses de referência, desde o atual até o mês de janeiro de 2001 e cada um desses meses informa qual era o valor médio de determinado veículo no mês e ano pesquisados.

Como é feita a indenização através da Tabela FIPE

Se o sinistro aconteceu no mês X e a indenização será paga o mês Y, a indenização do seguro sempre será paga de acordo com tabela FIPE do mês do pagamento, ou seja, no mês Y. Portanto, pode haver variação no valor do pagamento, sendo para mais ou para menos.

Dicas:

Para sua tranqüilidade, entregue o quanto antes toda relação de documentos solicitados pela seguradora.

Caso haja qualquer dúvida, esclareça com seu corretor de seguros e certifique-se novamente se a seguradora utiliza a tabela FIPE por marcas.

Você também pode avaliar seu automóvel de acordo com a tabela FIPE disponível na internet.

Caso haja necessidade do uso do seguro, existem sites que avaliam seu carro na hora, tanto o carro em uso quanto o carro desejado.  

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s